STREMUM

You Are Viewing

GEOTECNIA

GeotechnicsA área da Geotecnia tem um papel particularmente importante no projeto de fundações de grandes estruturas e, naturalmente, nos casos em que a própria estrutura é eminentemente geotécnica. Os campos da mecânica dos solos e da mecânica das rochas, e muitos dos aspectos da geologia, geofísica e hidrologia, estão envolvidos neste domínio. Exemplos clássicos da aplicação da Geotecnia ao projeto estrutural incluem a previsão, prevenção ou mitigação de danos associados a desastres naturais, como escorregamentos e deslizamentos de rochas, bem como a concepção e previsão do desempenho de estruturas de terra, tais como represas, fundações de pontes e edifícios, e muitas outras estruturas feitas pelo homem.

Tópicos emergentes no campo da Geotecnia incluem remediação ambiental, que está relacionada ao uso de soluções ambientalmente amigáveis para melhoria do solo ou a reparação de áreas contaminadas, bem como as metodologias de base estatística para a caracterização do subsolo. Estas últimos estão relacionados com a necessidade de melhorar a qualidade da caracterização subterrânea, tanto com vista ao projeto de estruturas subterrâneas, como à exploração de recursos subterrâneos, como petróleo e gás.

Unidades curriculares optativas:

As unidade curriculares oferecidas nesta área de especialização são:

  • Opção 1: Interação terreno-estrutura e engenharia sísmica.
  • Opção 2: Melhoramento de solos e engenharia ambiental.

Anualmente, as unidades curriculares optativas 1 e 2 são disponibilizadas quando existe um número mínimo de alunos interessados na sua frequência.

http://www./wp-content/uploads/2015/09/imageBuilding-300x177.jpg
Hide Buttons