STREMUM

You Are Viewing

ESTRUTURAS INTELIGENTES

Smart StructuresO desenvolvimento de novos materiais e sistemas estruturais inovadores tem aumentado constantemente o nível de otimização que pode ser alcançado pelo projeto estrutural. Estruturas modernas podem hoje ser projetadas para serem capazes de reagir a estímulos ou ao meio envolvente de maneira prescrita e adaptar-se às circunstâncias desfavoráveis. Tais estratégias ampliam consideravelmente os limites técnicos das soluções estruturais clássicas e melhoram a segurança e a feabilidade estrutural. Materiais inteligentes, assim como estruturas inteligentes, são capazes de serem controlados de forma a que sua resposta e propriedades se adaptem a diferentes estímulos ou condições.

Este domínio de especialização aborda, por exemplo, alguns dos tópicos seguintes:

  • Materiais inteligentes: ligas e polímeros com memória de forma, piezoelétricos, polímeros eletroativos, materiais de armazenamento de energia, materiais de autocura, materiais biomiméticos ou bioinspirados e materiais multifuncionais em geral, utilizados como sensores e atuadores com aplicações a qualquer escala.
  • Sistemas estruturais adaptativos, estruturas ativamente controladas com materiais inteligentes e outros atuadores não tradicionais, redes de sensores e sensores para materiais inteligentes e sistemas estruturais, incluindo monitorização estrutural.

Leia este artigo recentemente publicado no “The Economist” sobre Estruturas Inteligentes.

Unidades curriculares optativas:

As unidade curriculares oferecidas nesta área de especialização são:

  • Opção 1: Materiais inteligentes para sistemas estruturais.
  • Opção 2: Estratégias inteligentes de reabilitação e reforço.

Anualmente, as unidades curriculares optativas 1 e 2 são disponibilizadas quando existe um número mínimo de alunos interessados na sua frequência.

http://www./wp-content/uploads/2015/09/imageBuilding-300x177.jpg
Hide Buttons